quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Jogos Educativos: Geografia e Espaço Interativo!

Boa tarde pessoal! Tudo bem? (espero que sim), bem, hoje andei pesquisando mais sobre jogos educativos e descobri mais dois belíssimos jogos. Todos os dois dedicados á educação da nossa criança hoje em dia no Brasil.

O Primeiro jogo se chama Nibbles , o jogo é baseado em uma cobrinha que vai tentando se alimentar junto com seus oponentes para crescer o seu corpo e ganhar mais pontos e com o passar da alimentação desses alimentos vai alterando a " fase " do jogo. Um jogo onde envolve um pouco do raciocínio e interatividade do jogador e conta também sobre uma noção de espaço do jogador com aquela cobrinha. Veja uma foto deste jogo:


O Segundo jogo é o KGeography, este jogo é baseado em jogo de exploração e perguntas na área de geografia, normalmente este jogo é destinando há cranças maiores de 12 anos, pois envolve mapas- mundís de todo mundo, e perguntas como: " Qual é a bandeira do estado do pará ", assunto que acredito eu que só aprende nessa faixa etária, o jogo é muito bom para os estudos, pois nele há uma base geográfica sobre o mundo geopoliticamente impressionante, envolve um pouco também do raciocínio por conta das bandeiras. Veja também uma foto deste jogo:

Bem, caso algum de vocês jogarem algum destes jogos, espero que gostem e disfrutem deles da melhor maneira possível. Abraços.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Jogos Educacionais: GCompris

Boa Tarde pessoal! Tudo bem? Complementando sobre jogos educacionais, temos mais um site que fornece esses tipos de jogos ele se chama gcompris.net , no site há disponíveis versões de jogos educacionais, neste achei que há mais jogos com o fundamento mesmo de educar a crança, joguei um jogo que se chama : " Clique em Mim " , você tem que clicar nos peixes no decorrer que ele vai passando, e com a pontuação total daquele nível, o plano de fundo da tela vai alterando mostrando imagens exuberantes do fundo mar. Esse jogo tem o maior objetivo de dá uma coordenação motora entre o jogador e o mouse(isso é a manipulação do mouse). Abraços. Confira a foto aqui:

Idéias: Mercado de Trabalho e Infância

Bom dia pessoal, tudo bem? Então, ontem vi uma palestra, onde separaram dois temas: "Mercado de Trabalho e Infância" , e aprendi várias coisas, e entre essas " várias coisas" algumas me chamaram a atenção, como se comportar numa entrevista de emprego e como se estabilizar no mercado de trabalho, sobre a infância, aprendi que devemos tratar crianças no seu dia - dia com muita atenção, carinho, humildade e muita responsabilidade, pois daqui um tempo, aquela criança a qual você demonstrou aquele carinho pode ser o futuro do nosso Brasil. Eu estava pensando também em como conciliar esses dois temas e conclui que no mercado de trabalho você é exigido das pessoas uma personalidade a qual eles agradem em você, e criança também exige isso, mercado de trabalho merece uma atenção, totalmente quando se fala de mão de obra, e criança também exige isso, mercado de trabalho exige dedicação, criança também exige alguma dedicação sobre isso, e com esses e outros quesitos ao qual eu não falei aprendi a idéia desses dois temas. Abraços e espero que vocês pensem sobre essas idéias.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

---> Sites Educativos

Boa Tarde Pessoal! Tudo bem? Então, hoje vou falar um pouco sobre sites educativos, onde envolve muita educação e atenção. Bem, os sites educativos servem de uma ferramenta desenvolvedora de pensamentos sobre educar tal alunos, alunos que seriam da maior parte crainças ou até mesmo, jovens de de idade superior que desenvolve algum tipo de problema mental. O jogo educativo faz com que a pessoa se interligue nas atividades propostas daquele jogo, racionando, pensando, movendo e sempre educando de maneiras simples e objetiva. Temos aqui, 1 exemplo de um site a qual andei pesquisando sobre " sites educativos " e descobri um site interessante sobre isso e nele joguei alguns jogos. Portanto, o endereço é: http://www.iguinho.ig.com.br/ .

--> o Primeiro jogo a qual eu Joguei se chama " Jogo da Matemática", nele o jogador tem como objetivo raciocinar as formas de subtração e soma para que o personagem do jogo não seja engolido pelo caldeirão, o jogador move o boneco aos resultados, onde ele pode se mover pelas " setas " do teclado. Acredito que esse jogo é destinado a crainças que estão cursando a terceira série do ensino fundamental, idade entre 9 e 10 anos. Aqui temos uma pequena fotografia do jogo:

o Link deste jogo é : http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogo_matematica.html .

--> O segundo jogo é " Limpe a Praia " , onde o jogador se coincentiza sobre a preservação da natureza, o jogador move o boneco á seguinte lixeira correspondente, onde ele separa os materias de lixo, a locomoção deste boneco é feita pelas " setas " do teclado e jogar o lixo decorrente a lata de lixo é feita pela tecla " barra de espaço ". Acredito que este jogo é destinado á todas as idades, portanto que a criança tenha consciência da preservação do meio ambiente. Temos também uma pequena fotografia do jogo:

O Link deste jogo é : www.iguinho.ig.com.br/jogo-limpeapraia.html .

--> o Terceiro e último jogo tem o nome de " Jogo Bola ao Alvo ", neste, dá ao jogador que nunca " fuçou " um computador, uma mobilidade maior no controle do mouse, como se fosse algum tipo de " coordenação motora para o mouse" , o funcionameto deste jogo é baseado em acertar o alvo através do botão esquerdo do mouse, onde ele pode se locomover com a movimentação do cursor do mouse, acredito que este jogo é destinado a alunos da primeira e segunda série do ensino fundamental, alunos de 7 a 8 anos. Uma pequena fotografia deste jogo:

o Link deste jogo é : http://iguinho.ig.com.br/jogo-bolaaoalvo.html .

Bem, pessoal para quem se interessar em algum destes jogos pode conferir mais jogos nesta página: http://iguinho.ig.com.br/jogos.html , Bom divertimento e até mais!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Comunicação Interativa e Prestativa: Chat e Fórum !


Olá Pessoal! Tudo beleza? Bem, vou falar um pouco de dois sub-meios(podeŕiamos dizer assim) de comunicações importante sobre a internet: Chat e Forúm.



> "Chat ou Bate Papo"


O Chat nada mais é do que um comunicador instântaneo, onde a pessoa interage com a pessoa numa sala de bate papo. Temos duas opções de Chat: A Primeira seria um chat em uma página da web. Ex: Bate Papo do site da Uol.

A Segunda seria um programa de mensagêns instâtaneas instalado em seu computador. Ex: WIndows Live Messenger(o famoso MSN). Temos um site que eu e minha companheira de curso(Adriana), criamos uma sala de bate papo para a gente " teclar ", o site é www.chatzy.com , o único problema é que o site é em lingua inglesa, fora isso, ocorre um funcionamento perfeito do site, onde você cria uma sala de bate papo só para aquelas pessoas que você estiver afim de conversar.

> Fórum

O Forúm é de uma maneira geral uma ferramenta muito utilitária nesse mundo da internet, pois nele você cria uma página da web envolvendo sempre debates ou até mesmo soluções para algum tipo de problema, tanto no mundo da tecnologia e do seu próprio dia-dia. Exemplo: Você está com algum problema em seu computador, por exemplo no seu drive de cd, você entra no forum e discute com a galera do fórum sobre uma possível solução para o problema. O fórum sempre engloba algum tema variado em debater com as pessoas, seria ali um espaço também para você discutir com os outros suas novas idéias, pois ali você iria gerar diferentes opiniões que no caso iria sim te ajudar.

Eu e a Adriana testamos um site onde é possível você criar seu fórum de discussão, o endereço é: www.forums-free.com , esse site sim, é em português, e é mais fácil de você acessá-lo, neste site você tem a opção de você criar seu próprio forúm " gratuito" com um grande espaço gratuito para você gerar temas variados.

Bom, esperamos que entederam um pouco sobre " Chat e Fórum" e esperamos também que disfrutem da melhor maneira possível dessas ferramentas.

Vinícius e Adriana. =)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Uma Pequena Temática sobre " Blog" .



> Curiosidades Blogueiras

1. Blogueiro é uma palavra utilizada para designar aquele que escreve em blogs. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o que está relacionado a este grupo e este grupo em si) é conhecido como blogosfera.

2. No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Blog, que se propõe a promover a descoberta de novos blogs e novo blogueiros.

3. Muitos blogueiros mantêm um “blogroll”, uma lista de blogs que eles frequentemente lêem ou admiram, com links diretos para o endereço desses blogs. Os blogrolls representam um excelente meio para observar os interesses e preferências do blogueiro dentro da blogosfera; os blogueiros tendem a utilizar seus blogrolls para ligar outros blogs que compartilham os mesmos interesses.

4. A Deutsche Welle premia a cada ano os melhores weblogs internacionais em onze categorias no evento The Bobs - Best of Blogs.

> Surgimento dos Blogs

Os blogs são mais antigos do que naturalmente pensamos. O primeiro blog surgiu aproximadamente na segunda metade da década de 90 e foi de Tim Berners-Lee, com o nome de "What´s New?" ("O que há de novo?"). O segundo weblog era a página de Marc Andressen, também com o nome "What´s New?", no National Center for Supercomputing.

Os blogs mais antigos não trabalhavam com longos textos, apresentando apenas uma lista de links misturada com comentários. Depois, começaram a aparecer os textos de gosto pessoal, com aproximadamente 4 linhas de conteúdo.

No Brasil, os primeiros registros foram de dois blogs: a) Marcos Zamorin, www.zamorin.eti.br, usando o formato publicação blog, no ano de 2000. Os arquivos dos primeiros posts ainda estão disponíveis;
b) e o da gaúcha Viviane Menezes, www.wiredkitsune.net/weblog, de acordo com a revista Play, que começou a postar em fevereiro de 1998, em formato HTML.

Fonte:DREVES, Aleta Tereza. Blog e jornalismo on-line: Potencialidades profissionais na contemporaneidade tecnológica. 2004. Faculdade de Pato Branco – FADEP – Pato Branco/RS.

> Tipos de Blogs

Os blogs foram usados inicialmente como diários virtuais, mas hoje podem ser entendidos como um espaço onde diferentes gêneros são hospedados, dentre eles, o diário íntimo. Foi como diário íntimo que os blogs se popularizaram, mas foi essa popularidade que fez com que com que se ampliassem os usos comunicativos que passaram a ser explorados nesse ambiente.A popularidade se deu devido a quatro fatores básicos:

1) Não é necessário conhecimento de um especialista em informática para ser utilizado;

2) Não importa o que se tem a dizer, o usuário pode dizer;

3) Não se paga (salvo exceções) para se ter um blog;

4) O conteúdo não passa por qualquer tipo de censura externa. O blog é concebido como sendo um lugar onde o autor é livre para escrever e discutir sobre o que quiser. Assim, essa ferramenta deixa de ter como única função a exposição de vida e/ou rotina de alguém – como em um diário pessoal – permitindo também que seja um espaço para a discussão de idéias, trocas e divulgação de informações.

Oliveira (2002) aponta três categorias básicas de blog:

1) Filtro de noticias;

2) Filtro temático;

3) Diário íntimo;

Para Silva (2003), os blogs se subdividem em dois tipos de “classificação primária”. São elas: a) blogs individuais; b) blogs coletivos.

O mesmo autor subdivide também os blogs em mais dois tipo, agora de “categorias primárias”:a) blogs temáticos;b) blogs livres.

Recuero (2003) classifica os blogs por conteúdo: a) Weblogs Diários; b) Weblogs Publicações; c) Weblogs Literários; d) Weblogs Clippings; e) Weblogs Mistos.

Entre as características marcantes dos blogs estão os links e os espaços para comentários dos visitantes. Boa parte dos blogs contém links para outros blogs, que, em sua maioria, publicam assuntos correlatos, formando uma espécie de corrente.

Fontes:SILVA, Jan Alyne. Mãos na Mídia: Weblogs, Apropriação Social e Liberação do Pólo da Emissão. 2003. Dissertação de mestrado defendida na UFBA. Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Salvador/BA.______________. Weblogs Múltiplas Atualizações e Um Conceito. 2003. anais INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Belo Horizonte/MG.RECUERO, Raquel. Warblogs: Os Blogs, a Guerra no Iraque e o Jornalismo Online. 2003. anais INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Belo Horizonte/MG.DREVES, Aleta Tereza. Blog e jornalismo on-line: Potencialidades profissionais na contemporaneidade tecnológica. 2004. Faculdade de Pato Branco – FADEP – Pato Branco/RS.

> Dicas para quem quer escrever na blogosfera

1. O blog deve cumprir o espaço do outro lado da mídia, trazer uma visão nova, um site escondido, uma dica interessante, procure sempre um ângulo novo;

2. Os blogs servem mais à opinião do que à informação, pois manter um grupo bem informado exige trabalho e tempo, mercadoria cara hoje em dia;

3. Quando não tiver nada a dizer, fique na sua. Regularidade demais atrapalha. No mar de lixo informacional, acredito que o diferente e relevante chamam a atenção;

4. Seja breve. Textos longos e blogs não rimam;

5. Deixe sempre o leitor respirar, divida o texto em parágrafos pequenos;

6. Acompanhe os comentários e intervenha, aqui e ali, mas não sempre, deixe que a conversa role. É horrível quando o blogueiro entra toda hora! Ele é um motivador e não o dono do pedaço;

7. Crie comunidades em torno do blog, (o ICOX e outras ferramentas já permitem algo assim), enviando para eles os novos posts, ou escolha um local que tenha um RSS para colocar seu blog para que o leitor sempre te acompanhe, “sem sair de casa”;

8. Tente se especializar em um assunto ou tema, algo assim fica mais fácil para dominar. Se blogas sobre vários temas, opte até por diferentes blogs (estamos desenvolvendo, neste caso, um multi-blog, em que cada usuário pode dividir os posts por temas fixos, com fotos e layout específico, para facilitar algo assim, mas no mesmo ambiente, podendo, inclusive, postar em mais de um blog ao mesmo tempo). Saiba também usar as tags para ajudar o leitor a encontrar os assuntos;

9. Não faça do seu blog uma ilha, compartilhe alguns posts em listas, em publicações, ampliando o leque de leitores, enriquecendo a visão que têm sobre os assuntos tratados;

Carlos Nepomuceno (nepomuceno@pontonet.com.br) é professor, pesquisador e co-autor do livro Conhecimento em Rede (Editora Campus) e coordenador do ICO, Instituto de Inteligência Coletiva e diretor da Pontonet.

(Artigo tirado do blog: http://blogvme.blogspot.com/),
postado em Quarta feira, 12 de Setembro de 2007.


Esporte: Um Sinônimo de Saúde!


Prática de esportes contribui com vida mais saudável

. 1 de outubro de 2009

Leandro Tetzner Moller

A prática de esportes pode ser um forte aliado no combate aos problemas de saúde e também para manter uma vida mais saudável. É o que afirma o cardiologista Mauro Pacheco Filho. Ele diz que pessoas sedentárias correm quase o dobro de risco comparado com quem pratica algum tipo de esporte pelo menos duas vezes por semana.

A atividade física faz com que o coração bata mais rápido para bombear mais sangue, para que se aumente o fluxo de sangue arterial, o que faz com que as células e os músculos do corpo sejam oxigenados mais rapidamente, ajudando as veias a estarem sempre em atividade” diz o médico. Futuramente, evita-se que venham a sofrer algum tipo de entupimento, que é uma das causas de doenças do coração”.

Manoel Messias, formado em Educação Física e treinador de tênis há quinze anos no Nosso Clube, em Limeira, diz que muitas pessoas procuram o esporte para perderem peso, emagrecerem e entrarem em forma. Em sua sala, ele exibe um quadro que diz: ‘Não jogue tênis para entrar em forma; entre em forma para jogar tênis’.

O treinador alega ainda que alguns de seus alunos, quando começaram a jogar, estavam acima do peso e sem fôlego algum, o que ocasionava várias paralisações durante as aulas para respirarem ou ingerirem líquidos. “Essa atitude pode não parecer, mas faz mal ao organismo”, diz ele.

Messias explica que, à medida que os pulmões absorvem mais oxigênio e que o fluxo sanguíneo dos músculos aumenta, os músculos obtêm mais oxigenação. Essa falta de ar se dá porque o coração bombeia mais rápido para suprir todo o corpo.

De acordo com ele, durante a prática do esporte, a pessoa que não costuma fazer atividades físicas regularmente não vai conseguir controlar a respiração, resultando em um desgaste muito rápido, como a falta de ar, podendo ocorrer lesões como a fadiga muscular, por exemplo.

“Para se viver melhor ainda, o bom seria a prática de exercícios físicos paralelos a uma dieta balanceada”, ressalta Messias. “Tanto para os atletas profissionais quanto para as pessoas que praticam atividades físicas de duas a três vezes por semana, comer bem é essencial para o organismo e para a saúde do corpo”, ele alega.

A nutricionista Patrícia Milaré confirma que, atividades físicas aliadas a uma dieta rica em proteínas, fibras e frutas, e com acompanhamento de um profissional, a qualidade de vida de uma pessoa pode melhorar e muito.

Ela ressalta que, às vezes, alguns processos podem demorar mais, como queima de calorias e ganho de massa muscular, mas que cada pessoa tem um metabolismo diferenciado e saber dosar a quantidade de atividade física é essencial. “Sair correndo quilômetros e deixar de comer um dia inteiro não adianta nada”, afirma. “Fazer atividades e dietas com moderação é a chave para uma vida saudável”, diz Patrícia.

Então pessoal, animados para terem uma vida Saudável?

Artigo: Dinâmicas de grupo para seleção de Trainee



Publicado em 26/04/2009 por Igor Barbosa de: http://bluelogs.net/issomesmo/2009/04/26/dinamicas-de-grupo-para-selecao-de-trainee/

Em todos os processos que participei sempre ocorreram as seguintes etapas:Como se destacar na multidão

1ª Etapa – Apresentação da empresa
Esse é o momento em que a empresa ou especialista em RH apresenta a Empresa e como o processo seletivo vai rolar. Esse é o momento para tirar qualquer duvida sobre a empresa e o processo. Não deixe a oportunidade de esclarecer as suas duvidas passarem.

2ª Etapa – Apresentação pessoal

É o momento em que todos os candidatos do processo irão se apresentar. Neste momento você se apresenta:

* Sua formação
* Sua experiência profissional
* Quais línguas você fala
* Quais certificados você tem
* Prêmios e Títulos
* Experiência no exterior (até mesmo viagem por lazer)
* Lições de vida
* Vitorias e Conquistas Pessoais E profissionais
* Um pouco sobre planos para o futuro.

Eu sei que parece muito, mas saber sintetizar as informações é importante, principalmente por que o tempo para essa apresentação é curto e ela é informal.3 ª Etapa – Case / Trabalho
Normalmente é apresentada uma situação para fazer a analise. A situação normalmente tem correlação com a empresa para qual você está se candidatando.

Após uma analise da situação, que provavelmente está mostrando um problema, será pedido para em grupo elaborar um plano de ação para resolução desse problema.

Nesse momento é quando ocorre, se tudo der certo, um brainstorm rápido.

4ª Etapa – Apresentação de solução / Analise
É o momento em que você irar fazer uma rápida apresentação do que foi desenvolvido na 3ª etapa.

Em suma é isso que genericamente acontece em dinâmicas de seleção para trainees e alguns estágios.

Se comportando durante o processo de seleção

Eu sei que existem vários sites falando sobre como agir em processos seletivos, sites dando dicas do tipo: aja assim, faça assado, não cruze as pernas assim, não isso, não aquilo… não blá blá blá.

Não estou criticando isso e acredito que é necessário saber se portar bem durante uma entrevista. Entretanto, vejo uma grande diferença entre saber se portar é ficar forçando um perfil que na realidade é incompatível com o seu jeito de agir e pensar.

Após participar de uns poucos processos, já que formei em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação, percebi algumas coisas em relação a esses processos.

Primeiro, eles são abarrotados de pessoas: umas super competentes e outras nem tantos. Você pode se surpreender ao ver que não necessariamente aquele que aparece ser o melhor tecnicamente vai ser o escolhido.

No final das contas é tudo uma questão de perfil.

O seu perfil tem que estar em harmonia com o programa de trainee da empresa e por conseguinte com a vaga ofertada.

Dinâmicas de grupo para seleção de Trainee carreira

Ai que está o âmago da questão!

Nada de passar uma imagem que não lhe representa. Nada de ficar forçando um teatro ali na hora da dinâmica, para depois cair em uma vaga na qual você vai ficar insatisfeito e que não vai conseguir atender as expectativas dos empregadores.

Saiba se portar, mas não faça nenhuma encenação, seja você mesmo e se você tiver o perfil da empresa tem boas chances de ser selecionado.

E você, tem mais alguma outra dica de como ser selecionado em um processo de Trainee? Deixa seu comentário!

Aí Está uma dica para quem está persistente em conseguir a vaga em alguma empresa e para aqueles também que não sabiam como se apresentarem em um processo de seleção.

Artigo Importante, Leia

Age of Empires – Uma Aula Prática de Comando e Controle

Publicado em 24/10/2008 – 15:39 em http://fiqueinteligente.com.br/age-of-empires-uma-aula-prtica-de-comando-e-controle.html

Age of Empires é um jogo de estratégia onde você é responsável por comandar uma civilização. Em cada uma de suas versões temos a civilização em uma época diferente da história humana. Para vencer, você deve combinar uma boa estratégia de administração de recursos, desenvolvimento de tecnologias, controle de unidades, além de aproveitar a geografia do local para construir.

O AoE não flui sozinho, o jogador tem que interferir a todo momento. É ele que controla quando, como e onde cada membro ou grupo de sua civilização fará determinada tarefa. Por essa característica, digo que é uma aula prática de liderança comando e controle.

age-of-empires-2
Um exército bem controlado

A definição mais simples de liderança comando e controle é: Quem manda, manda e quem não manda obedece. Ela é executada de forma vertical, quem está em cima ordena e quem está em baixo obedece, sem questionamentos. É um modelo militar e foi adaptado para o meio empresarial.

Atualmente, não é uma boa liderança para aplicação constante. No entanto, em situações críticas – que demandam decisões e atitudes rápidas – esta forma de liderança é certamente a melhor opção.

248608_angry_boss_child Imagine um restaurante que se prepara para atender no domingo cerca de 100 pessoas e, por algum motivo, aparecem 500. O gerente do restaurante pensa: “Ótimo, mas como vamos atender a todos os clientes sem perder a qualidade?”. É aí que começa o COMANDO E CONTROLE.

Na prática, o gerente deve agrupar os garçons por setor do restaurante, os mais rápidos atendem as mesas mais distantes da cozinha, os médio-rápidos atendem as do meio e os mais lentos as que estão ao lado da cozinha. Aquele que não atende tão bem, mas prepara pratos com rapidez ficará ao lado dos cozinheiros, que serão divididos por especialidade (carnes, massas, saladas e sobremesas).

Durante o processo de atendimento o gerente deve delegar funções aos grupos e, em outros momentos, diretamente a um dos membros de acordo com os diferentes desafios enfrentados no decorrer do dia. Estes mesmos desafios exigirão tomadas rápidas e eficientes de decisões, com o intuito de garantir que não existirão atropelos e que o objetivo será conquistado.

Bem, estes dois últimos parágrafos materializam uma habilidade que desenvolvi após horas de diversão no Age of Empires II e III, direcionando construtores para uma melhor captação de recursos, posicionando construções de forma estratégica no mapa e guiando ataques inteligentes ao inimigo.

André Rubens é empresário, sócio da BlueBox Eficiência e da MP Games Lan House, além de presidente da ALMIG. É autodidata e tem como principal característica pensar fora da caixa.

Eu, Vinícius entendo que esse artigo é fundamental para a nossas vidas, pois aborda temas: "A Vida e O Jogo", para quem sabe uma solução para a nossa vida. Isso seria uma estratégia na vida para burlar quem sabe algum tipo de stress na vida.

Evento: Batismo Digital

"Batismo Digital de Minas" leva Internet até o povo

Augusto Franco
Repórter(Terça Feira, 3 de Março de 2009)


Pelo menos metade dos acessos à Internet no Brasil atualmente são feitos de lan houses, mesmo percentual em Minas. E esse número tende a crescer, uma vez que as casas de acesso à rede mundial de computadores tendem a ganhar espaço, especialmente nos bairros mais pobres, nas periferias e nas cidades do interior do país e do Estado. A avaliação é do presidente da Associação de Lan Houses de Minas Gerais (Almig), André Rubens Simões Carmo. A entidade é uma das que participam, no próximo sábado, do primeiro “Batismo Digital de Minas”.

A iniciativa tem como objetivo ensinar quem nunca teve acesso à Internet a dar os primeiros passos no uso dessa tecnologia. Esse é o “Batismo 1.0”, um mini-curso de 15 minutos. Para quem já usa e-mails, lê notícias e se divertem com jogos, a idéia é demonstrar que a Internet também serve para pagar contas, vender, comprar e se relacionar com empresas até de outros países. Nesse caso, o curso é o “Batismo é 2.0”. “A inclusão digital tem vários momentos. Um deles é o cidadão saber que pode ter a chance de resolver um problema em cinco minutos, com toda a segurança, sem ter que ficar em uma fila para isso por três horas”, afirma André Rubens.

Para Lúcio Ikui, proprietário da Planet Lan House , no Bairro Silveira, região Nordeste de Belo Horizonte, o papel das casas com computadores é fundamental na inclusão digital. “Aqui é um espelho do que os usuários só terão em casa no futuro”, resume. Segundo ele, com máquinas mais potentes e Internet mais veloz, o uso se torna mais agradável.

O “Batismo Digital de Minas” é resultado da aliança entre Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Ministério Público e as lan houses. Vai envolver 58 centros vocacionais tecnológicos, 457 telecentros e cerca de 560 lan houses no Estado. Essa matéria foi tirada de http://batismodigital.blogspot.com/2009/03/batismo-digital-de-minas-leva-internet.html

Complemetando: Uma Iniciativa Bacana onde os cidadães tiveram uma grande oportunidade de conhecer um computador e além por cima, onde aconteceu também a parceria de lan houses com o poder público. Este evento aconteceu no dia 7 de março de 2009 na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.(Vinícius)

Projeto Bh Digital


BH Digital implanta espaços gratuitos de acesso à internet

Programa inédito no país assegura a inclusão digital dos cidadãos de Belo Horizonte(informações retidas há mg.gov.br/blog que foi postada no dia 22/10/09)
Graças ao BH Digital, poder usufruir da internet em praças, parques e outros locais públicos já é possível em Belo Horizonte. Criado pela prefeitura em 2005, o trabalho é inspirado no programa de inclusão digital do Governo Federal. A iniciativa é inédita no país e já existem 13 pontos de acesso livre à internet na cidade. Dentre eles, estão as favelas Vilas Cafezal e Papagaio. Os outros locais beneficiados pelo programa são o Centro de Referência Audiovisual (CRAV), praças Sete, da Liberdade, da Estação, da Assembléia, parques Municipal, Ecológico da Pampulha e das Mangabeiras, além da Rodoviária e os prédios da Prefeitura e da Prodabel. Esses pontos são chamados Hotspots e a meta é que existam 50 deles até 2012. O cidadão pode usufruir do serviço através de um notebook ou um computador.

O objetivo do BH Digital é assegurar a inclusão digital dos cidadãos de Belo Horizonte, com a implantação de espaços públicos e gratuitos. Quem identifica os possíveis locais de instalação dos pontos de inclusão digital é a Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel). Além disso, a Prodabel é responsável por capacitar menores aprendizes e promover parcerias com a sociedade civil, ONG’s, universidades, empresas privadas, governos municipal, estadual e federal e com organismos internacionais.


Software Livre

A plataforma utilizada no BH Digital é a de software livre – Libertas (distribuição GNU/Linux) – desenvolvida pela Prodabel. Em todos os postos de inclusão digital de Belo Horizonte, o cidadão tem acesso à internet e aos programas oferecidos pelo Libertas. Esta iniciativa está em sintonia com o Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), que tem como premissa o incentivo ao uso de softwares livres e possui toda a plataforma multisserviços para Inclusão Digital.

Alternativas para o cidadão

O BH Digital também contempla o cidadão que não possui o suporte para se conectar à internet. Dentre outras ações do programa, há os Telecentros e Postos de Internet Municipal. Os Telecentros possuem de dez a vinte microcomputadores conectados à internet banda larga. Neles são oferecidos cursos profissionalizantes de informática básica, oficinas especiais e acesso à internet. Os PIM´s possuem de três a quatro microcomputadores disponíveis para acesso gratuito à internet. São implantados nos órgãos públicos da Prefeitura, como bibliotecas, Núcleos de Apoio à Família (NAF´s), núcleos do programa BH Cidadania, no Centro de Cultura de Belo Horizonte e também em ONG´s, entre outros.

Outra forma de estar conectado gratuitamente é através da Unidade Móvel da Prefeitura. Ela é estruturada em uma carreta equipada com duas salas de aula: cada uma com sete microcomputadores interligados e conectados à Internet, além de duas televisões. A carreta, que circula nos bairros de Belo Horizonte, oferece cursos de informática básica e disponibiliza o acesso à Internet para as pessoas da comunidade local. O tempo de acesso máximo depende do número de usuários. Quando há fila, o tempo é bem administrado para que todos possam usar as máquinas.

Centro de Recondicionamento de Computadores

O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), instalado no Qualificarte do bairro Ipiranga, é parte de uma parceria da Prodabel com o Governo Federal. Através dele, podem ser feitas doações de computadores por pessoas físicas, jurídicas ou orgãos públicos. Quem já não usa mais o computador pode ligar para (31) 3277-6250. A equipe do CRC busca os computadores, peças e equipamentos de informática na casa dos doadores.



Pontos de acesso à Internet em Belo Horizonte
Uma Grande oportunidade para quem ainda não conhece um computador e parta aqueles que se interessam por informática.